Os mitos de emagrecimento

mitos - emagrecimento

Quando o assunto é perder peso, surgem vários tópicos, disse-me-disse, debates e críticas quanto aos inúmeros métodos existentes. Se pararmos para pensar em todos os tipos de dietas e meios de emagrecer que conhecemos, sejam eles saudáveis ou não, provavelmente vamos nos perder: Reeducação alimentar, shake Herbalife, dieta dos pontos, dieta das proteínas. E os métodos mais radicais: dieta de líquidos, sopa, água, lua, dietas que proíbem algum alimento.

Mas principalmente, há muitos mitos acerca do assunto de emagrecimento. E é por causa desses mitos que muitas dietas são seguidas de forma errada, assim como acontecem erros neste processo de emagrecimento, que muitas vezes coloca toda a dieta a perder.

Afinal: Cortar algum nutriente, como carboidratos, funciona?

Muitas pessoas, na pressa de emagrecer mais rápido, acabam adaptando dietas extremas para conseguir o objetivo. Assim, acreditam em dietas que são tidas como milagrosas. Porém, nenhuma dieta saudável corta totalmente algum nutriente. A não ser que você seja intolerante, não é recomendado eliminar nenhum tipo de alimento do cardápio, nem mesmo as gorduras. Algumas dietas cortam por fases ou evitam, o que é certo, mas não ceda às dietas que eliminam totalmente, pois o corpo sentirá falta e mandará sinais.

Comer poucas vezes por dia também não ajuda a emagrecer: o que funciona de fato é comer menos, mas mais vezes ao dia.

Conheça o seu metabolismo

Estas dietas drásticas geralmente “funcionam” no início e a pessoa perde grande quantidade de peso, porque elas limitam ou proíbem certos tipos de alimentos, o que, com certeza, faz com que as pessoas emagreçam. Mas como “brinde” pelo peso perdido, surgem muitos problemas de saúde, inclusive o ganho de todo o peso perdido quando a pessoa volta a se alimentar normalmente, somado com a resistência cada vez maior do organismo de perder peso. E como faltam nutrientes ao organismo, o corpo começa a dar sinais: fraqueza, podendo ocorrer desmaios, e há carência de nutrientes que ajudam o metabolismo a acelerar, fazendo com que seja cada vez mais difícil perder peso.

Por isso, é importante conhecer seu próprio metabolismo e procurar formas de emagrecer que funcionem de acordo com seu organismo. Se já passou por muitas dietas anteriormente, é preciso forçar o metabolismo a funcionar, mas de forma saudável, incluindo na dieta alimentos que ajudam a acelerar.

A perda de peso deve ser um processo gradual, e não repentino, não só para garantir saúde, mas também parar garantir que a pele não sofra alterações bruscas e fique flácida, por exemplo. O importante é chegar lá.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s